18:35

Legumes : Berinjela - Caviar de Berinjela com Quinoa


Conhecida na gastronomia indiana há quatro mil anos, a berinjela é um dos legumes mais  versáteis do mundo. É presença destacada nas cozinhas do meditêrraneo - só na Turquia existem mais de 30 receitas típicas -, e nas cozinhas asiáticas, onde seu consumo é muito significativo, sendo o Japão o líder no ranking com 5kg per capita/ano.
Foi trazida às Américas por volta do século VIII, mas começou a ganhar fama somente no século XIX. Hoje seu consumo é muito apreciado nos países americanos e no Brasil, onde é consumida cotidianamente.  
Rica em fibras, sais minerais (cálcio, fósforo, potássio e magnésio) e vitaminas (A, B1, B2, niacina e vitamina C) conta ainda com outros elementos nutricionais -  saponinas, compostos fenólicos, flavonóides e glicoalcalóides - que trazem benefícios para a saúde: ajuda na diminuição das taxas de colesterol no sangue e a baixar os níveis de triglicérides. Possui efeito hipoglicêmico e diurético e ação vasodilatadora.

Receita - Caviar de Berinjela com Quinoa

04 berinjelas médias
03 colheres de sopa de quinoa em grão
04 dentes de alho amassados
1/2 xícara de salsinha bem picada
04 colheres de azeite de oliva
Sal, cominho e limão a gosto

Deixe a quinoa de molho em água quente (o suficiente para cobrir os grãos) com sal e cominho a gosto.
Asse as berinjelas por uma hora ou até que estejam bem murchas. Deixe-as esfriar por meia hora. Em um prato fundo corte-as ao meio e retire a polpa. Aproveite também a água que escorrerá no prato. Esmague a polpa das berinjelas e misture com os demais ingredientes.

Sirva com torradas ou como recheio de canapés.

2 comentários:

Valeria disse...

A quinoa desse caviar fica crua mesmo? Não fica muito dura?

ZEN disse...

Fica al dente, numa textura que fica bacana no prato. Mas podemos mudar. Vou experimentar fazer novamente e testar com a quinoa cozida. Gostei da visita. Gratidão /\